Posted on 1 de abril de 2019 in COLÉGIO REGGIO EMILIA

Razões para brincar ao ar livre.

Há muitos motivos pelos quais a infância desta geração é diferente da anterior, mas um dos maiores contrastes é o tempo em que ela está sendo gasta em ambientes fechados.

Há muitas razões, incluindo o aumento acentuado no uso de dispositivos eletrônicos, a ênfase em atividades e conquistas programadas, preocupações com a exposição ao sol e, para muitas famílias, a falta de locais seguros para brincar ao ar livre.

Não são apenas crianças, os adultos estão ficando menos tempo ao ar livre também. Aqui estão 6 motivos cruciais de como brincar ao ar livre ajuda os pequenos:

Exercício. Sair para brincar é uma maneira de garantir que a criança se exercite. Eles certamente podem se exercitar dentro de casa, mas enviá-los ao ar livre,  especialmente com algo como uma bola ou uma bicicleta e interagindo com amigos é muito mais produtivo.


Função executiva.
Essas são as habilidades que nos ajudam a planejar, priorizar, solucionar problemas, negociar e executar multitarefas, eles são cruciais para o nosso sucesso. Criatividade cai aqui também, pois a criança usa a  imaginação para resolver problemas e se entreter. Estas são habilidades que devem ser aprendidas e praticadas . Eles precisam de tempo sozinhos e com outras crianças, de serem estimulados a fazer seus próprios jogos, descobrir coisas e se divertir. Estar fora lhes dá oportunidades para praticar essas importantes habilidades para a vida.

 

Sol. Sim, a exposição ao sol especialmente as queimaduras solares  pode aumentar o risco de câncer de pele. Mas acontece que nossos corpos precisam de sol. Precisamos de exposição solar para produzir vitamina D, uma vitamina que desempenha um papel crucial em muitos processos corporais, desde o desenvolvimento ósseo até o sistema imunológico. A exposição ao sol também desempenha um papel em nosso sistema imunológico de outras formas, bem como no sono saudável e em nosso humor. Nossos corpos funcionam melhor quando recebem um pouco de luz solar todos os dias. 

 

Apreciação da natureza. Muito do nosso mundo está mudando e não para melhor. Se uma criança cresce sem nunca ter andado em uma mata, brincado com terra, vendo animais em seu habitat, escalando uma montanha, brincando em um riacho ou olhando o horizonte infinito de um oceano, eles podem nunca realmente entender o que há para ser perdido. O futuro do nosso planeta depende dos nossos filhos, eles precisam aprender a apreciá-lo. 
 

Socialização. As crianças precisam aprender a trabalhar juntas. Eles precisam aprender a fazer amigos, como compartilhar e cooperar, como tratar outras pessoas e brincando é uma forma de interação super válida na socialização.


Se aventurar.
As crianças precisam se aventurar. Como pais, isso nos deixa ansiosos, pois queremos que nossos filhos estejam seguros e protegidos. Mas se as mantivermos em bolhas e nunca permitirmos que corram riscos, elas não saberão o que podem fazer  e talvez não tenham confiança e bravura para enfrentar os riscos inevitáveis ​​da vida.

Então tente. Faça o que nossos pais fizeram: mande seus filhos para o ar livre. Melhor ainda, vá com eles!