Reggio Emilia – Proposta pedagogica

Proposta Pedagógica

Abordagem Reggio Emilia

Inspirada na abordagem de Reggio Emilia, cidade no Noroeste da Itália, o foco da proposta é tornar visível os potenciais e o protagonismo de cada estudante, além da importância da parceria com as famílias. o valor à cultura, o trabalho com projetos e o respeito ao direito das crianças e adolescentes para a formação de uma pessoa criativa, crítica, com bons princípios de cidadania e principalmente mais feliz.

Nosso projeto pedagógico está comprometido com três grandes eixos norteadores para a formação do estudante:

  • COMUNICABILIDADE
  • SENSO CRÍTICO
  • DESENVOLVIMENTO SOCIOEMOCIONAL

DIFERENCIAIS

ACOLHIMENTO: temos orgulho ao afirmar que o acolhimento é o nosso principal diferencial. Aqui há uma rede de apoio à família, ao estudante e ao educador. Aqui a ESCUTA e a EMPATIA são valorizadas e incentivadas. Nossa parceria com as famílias e com os estudantes é sólida, justa e harmônica. Pertencer à escola é ser acolhido em cada individualidade.

INGLÊS (4 aulas semanais do 2º ao 9º ano e 2 aulas semanais para Ed. Infantil, 1º ano e Ensino Médio): Formação diferenciada com excelência na aprendizagem da Língua Inglesa, com a possiblidade de certificação internacional de Cambridge com o apoio do Centro Autorizado São Paulo Open Centre,

ESPANHOL (do 1º ao 9º ano) É a segunda língua materna com o maior número de falantes no mundo, ficando atrás apenas do mandarim. É também o segundo idioma de comunicação internacional, atrás, somente, do inglês. O currículo de espanhol é essencial para o currículo dos estudantes.

MINDFULNESS (todas as turmas): Nosso corpo docente está preparado para aplicar práticas com foco nas necessidades atuais dos alunos, para se obter atenção plena e foco. Mindfulness é pautado na neurociência e traz benefícios adicionais, tais como: bem-estar, melhoria do desempenho acadêmico, aperfeiçoamento da memória, diminuição do estresse, enriquecimento da consciência, autoestima e inteligência emocional.

ROBÓTICA (1º ao 5º ano): Projetos colaborativos a partir de resolução de problemas que envolvem ciência, tecnologia, engenharia, arte e matemática (STEAM) através da cultura maker, programação e robótica. As crianças desenvolvem visão de futuro, propósito de vida, criatividade, comunicabilidade, protagonismo, empreendedorismo, sociabilidade e pensamento crítico.

PLANTÃO DE DÚVIDAS (a partir do 6º ano): É a oportunidade que o estudante tem para tirar as suas dúvidas ou avançar em seus conhecimentos nas áreas de exatas e ciênciais. Os plantões ocorrem no contra turno da aula.

Material Didático

Utilizamos o material didático ETAPA em todos os cursos.

É um material didático de qualidade que capacita o estudante para obter o máximo de rendimento acadêmico para conquistar as melhores colocações em universidades e olimpíadas, além da formação sólida para a vida.

O conteúdo do material, reconhecido pela comunidade educacional como o mais abrangente e aprofundado do país, é constantemente atualizado e o processo de aplicação é em espiral crescente, isso significa que os conteúdos são apresentados diversas vezes durante a escolarização e à medida que as séries avançam, o estudante tem oportunidade para rever os conteúdos e retomar conceitos de forma atualizada e comparativa, além de aprofundar o seu conhecimento.

Sistema de avaliação

A avaliação até o 1º ano é diagnóstica e qualitativa, não há provas ou avaliações quantitativas, pois nessa faixa etária as crianças estão em processo de alfabetização.
A partir do 2º ano são aplicadas atividades especiais (provas) de 2 a 3 vezes por semana. Ao medir com frequência o conhecimento, a avaliação contínua garante agilidade e eficiência aos ajustes necessários do processo educacional. Além disso, a avaliação se torna uma rotina e fortalece o hábito de estudo. As avaliações também são mais curtas, sem os inconvenientes dos processos concentrados e acúmulo de conteúdos em “semanas de provas”, deste modo as dificuldades são acompanhadas durante o bimestre e não ao final, oferecendo maior oportunidade para o estudante progredir.

Missão

Incentivar o esforço individual e a superação no progresso acadêmico e estimular o desenvolvimento da responsabilidade, da independência e da liderança.

Visão

Conquistar os melhores resultados acadêmicos na região, inserindo seus alunos nas melhores universidades e ser reconhecido por valorizar e investir em seus profissionais.

Valores

Promover a cidadania através de um trabalho pautado na honestidade, na tolerância, na disciplina, na responsabilidade social e ambiental e na parceria família-escola.

Covid-19Atendimento durante o período de pandemia: