Reggio Emilia – Cursos

Cursos

Educação Infantil
Manhã: 7h30 às 12h e Tarde: 13h às 17h30

EDUCAÇÃO INFANTIL

A educação infantil é uma fase crucial para o desenvolvimento da identidade, autonomia e amizade das crianças. Reconhecemos a importância desses aspectos e temos como objetivo principal proporcionar uma rotina que estimule essas habilidades, consolidando novos conhecimentos e promovendo a alfabetização de forma adequada. Contamos com professoras pedagogas e especialistas que estão dedicadas a acompanhar o desenvolvimento dos alunos nessa fase tão importante.

Além disso, oferecemos aulas com professores especialistas em diversas áreas, como Ballet, Educação Física, Futsal, Musicalização e Inglês. Essas disciplinas complementares enriquecem o currículo das crianças, permitindo que explorem talentos, desenvolvam habilidades específicas e tenham um aprendizado diversificado. Acreditamos que a educação infantil deve proporcionar um ambiente propício para a formação cultural, física e social das crianças.

Dessa forma, incentivamos as potencialidades individuais, ao mesmo tempo em que fortalecemos laços de amizade entre as crianças, além de promover uma experiência educacional completa durante a educação infantil.

Ensino Fundamental
1º ao 5º ano: Manhã: 7h30 às 12h e Tarde: 13h às 17h30 - 6º ao 9º ano: Manhã: 7h10 às 12h30 e Tarde: 13h às 18h20

ENSINO FUNDAMENTAL I

(1º AO 5º ANO) 

Professoras titulares pedagogas e especialistas.

Aulas com professores especialistas: Ballet ou Jazz, Futsal, Arte, Educação Física, Espanhol, Musicalização (1º ao 3º ano), Robótica e Inglês.

ENSINO FUNDAMENTAL II

(6º AO 9º ANO)

Currículo Diferenciado: Espanhol, Inglês, Química, Física, Biologia, Laboratório, Teatro e Plantão de Dúvidas.

Ensino Médio
Horário: 1ª e 2ª séries: 7h10 às 12h30min e terça-feira a tarde e 3ª série: 7h10 às 13h20 de 2ª a 5ª feira e 6ª feira das 7h10 às 12h30
O Ensino Médio é um momento de escolhas e realização de sonhos. O Reggio Emilia acolhe os desejos da juventude, considerando o seu protagonismo e sua forma de estar no mundo: cada vez mais conectada, crítica e tecnológica. Os estudantes do Ensino Médio terão oportunidade para a escolha das trilhas do seu conhecimento, levando em conta suas habilidades e aspirações, com apoio na execução dos projetos envolvendo a temática de cada grupo, com apresentação final na 3ª série com tutoria individualizada.

Todos os estudantes participarão do curso PROJETO DE VIDA. O objetivo é oferecer ferramentas e gerar conhecimentos que possam auxiliar o estudante na sua trajetória de desenvolvimento pessoal, educacional e profissional.

Os estudantes poderão escolher entre 2 itinerários. Cada itinerário é composto por 4 disciplinas eletivas, que juntas oferecem um contexto temático. O tema do itinerário A será Empreendedorismo e o tema do itinerário B será Mediação Social. Veja abaixo o resumo das disciplinas.

ITINERÁRIO A: EMPREENDEDORISMO

Durante a 1ª e 2ª séries, as aulas específicas instrumentalizarão os estudantes para que na 3ª série eles possam, em grupo, apresentar o seu modelo real de negócio completo (empresa, produto e todos os demais requisitos) e apresentação do TCC: trabalho de conclusão de curso. 

  • NEUROCIÊNCIA: proporciona o estudo do sistema nervoso por meio de uma abordagem interdisciplinar, com enfoque na investigação e no estímulo das habilidades de pesquisa e de interpretação. Promove, ainda, a aplicação dos conceitos às situações do cotidiano, instigando a curiosidade e abrindo novas possibilidades para as escolhas profissionais e acadêmicas por meio do estudo de aspectos morfológicos, fisiológicos, químicos e genéticos do sistema nervoso; da análise de fenômenos associados ao encéfalo (a memória, a linguagem e a percepção emocional); e do estudo de doenças e transtornos que afetam o sistema Este curso será essencial para mapear as emoções do consumidor.
  • EDUCAÇÃO FINANCEIRA: traz conhecimentos sobre a organização da vida financeira do estudante a partir das decisões sobre as despesas cotidianas e o consumo consciente, avançando nas decisões sobre poupança, investimentos, empréstimos, aquisição de bens e planejamento da Essencial para planejamento do empreendedor.
  • EMPREENDEDORISMO: ferramentas para a realização de projetos de vida, profissionais e pessoais, com foco na construção de planos, por meio de recursos para torná-los prósperos. O desenvolvimento de habilidades técnicas e comportamentais, e do pensamento crítico; a base para a resolução de problemas; a criatividade e o trabalho em equipe somam-se às competências e às noções sobre finanças e estratégias para a obtenção de recursos para a realização desses. 
  • ESTUDOS NARRATIVOS E ESCRITA CRIATIVA: estudo de diferentes técnicas de leitura, desde a linguagem verbal (a partir de narrativas, poemas e canções) à não verbal (fotografias e pinturas), passando pelas mistas (linguagem cinematográfica, charges e quadrinhos). Os estudantes, por meio de aulas dinâmicas, catalisam novas formas de inteligência, seguindo preceitos da neurociência aplicados à educação, estimulando a capacidade analítica e argumentativa, a partir do exame dos mais diversos objetos Excelente para formar um empreendedor com conhecimentos em storytelling!

 

ITINERÁRIO B: MEDIAÇÃO SOCIAL

 Durante a 1ª e 2ª séries, as aulas específicas instrumentalizarão os estudantes para que na 3ª série eles possam, em grupo, apresentar o seu modelo de projeto bilíngue que busque uma solução real para problemas fundamentais que assolam a humanidade hoje, seja por criação de um App ou de uma intervenção comunitária na sociedade e apresentação do TCC: trabalho de conclusão de curso.

  • ATUALIDADES E GEOPOLÍTICA: oferece análise reflexão e discussão de temas da atualidade e da geopolítica, contando com o apoio de material didático específico e a mediação de professores com formação na área de foco. Em cada um dos cinco conjuntos temáticos:  política, economia, sociedade, cultura e tecnologia, e meio ambiente. Serão introduzidos conceitos e noções básicas para promover a análise e a interpretação de textos selecionados a partir de fontes variadas relevantes para o debate público.
  • COMPUTAÇÃO: oferece aprendizado dos principais conceitos de lógica e linguagem de programação, conduzido na linguagem C++, uma das mais importantes para o desenvolvimento de aplicações, dando ao estudante excelente base teórica e prática, além da capacidade de aprendizado de novas linguagens de programação.
  • MEDIAÇÃO: os estudantes desenvolvem habilidades de oratória, persuasão, diplomacia, cordialidade, cooperação e negociação. Além disso, essa abordagem amplia a visão do estudante sobre o atual cenário mundial, a partir da exploração de situações nas quais temas atuais ou de importância histórica são postos em discussão. Isso contribui para o desenvolvimento individual dos estudantes, pois propõe reflexões sobre valores fundamentais, como a tolerância, os direitos humanos e o respeito às diferenças.
  • ELCC – ENGLISH LANGUAGE, CULTURE AND COMMUNICATION: oferece aprimoramento da língua inglesa e desenvolvimento das competências necessárias para uma jornada acadêmica bem- sucedida e para o ingresso do aluno no mercado de trabalho, a partir da análise dos aspectos socioculturais que norteiam a comunicação interpessoal no Brasil e no exterior. É focado na capacitação para uma comunicação empática e tolerante em um mundo plural e

Os itinerários contemplam as escolhas, as potencialidades e o protagonismo de cada estudante. As eletivas, que são as disciplinas de escolha dos estudantes, serão distribuídas ao longo do Ensino Médio e asseguram aprofundamento em áreas do conhecimento em que os estudantes tenham maior interesse.

Período Integral
HORÁRIO: 7h até 18h30

O período adicional é para crianças até o 5º ano. A proposta é aproveitar diversos espaços do colégio, com uma programação diária de atividades recreativas, apoio às tarefas de casa, almoço balanceado, oficinas diversas e muitas brincadeiras.

Tranquilidade às famílias e apoio total ao aluno:  brincadeiras, artes, apoio na lição de casa, almoço com o projeto da alimentação saudável e convivência num ambiente rico em estímulos e sob a supervisão de profissionais competentes no período contrário ao da aula. O foco é fazer com que as crianças sintam-se felizes, seguras e acolhidas.